Fortaleza é a capital do estado do Ceará e uma das capitais mais vibrantes do Brasil, resultado de 34 km de lindas praias de águas límpidas, sol o ano inteiro, diversidade cultural, restaurantes premiados e uma população extremamente simpática.
A região agrada todos os estilos de visitantes e a cidade tem uma infra-estrutura turística de padrão internacional e sabe como agradar a todos os turistas.
Ninguém esquece os passeios de bugue pelas dunas de Cumbuco, as jangadas de Mucuripe, a beleza de suas praias, a feirinha de artesanato do Meireles, as barracas da praia do futuro e a hospitalidade do povo cearense.
LITORAL
Fortaleza é a capital do estado do Ceará, no Nordeste brasileiro. A cidade é conhecida por suas praias, com falésias vermelhas, palmeiras, dunas e lagoas. As tradições folclóricas da cidade podem ser vistas em apresentações de dança no Theatro José de Alencar, construção em estilo art nouveau inaugurada em 1910. Outro destaque arquitetônico é a Catedral Metropolitana, em estilo neogótico.
Principais praias: Praia do Futuro, Praia de Mucuripe, Praia do Meireles, Praia de Iracema, Praia do Porto das Dunas, Praia de Cumbuco, Praia da Caponga, Praia de Morro Branco, Canoa Quebrada e Jericoacoara
Museu do ceará
Fundado em 1932, o Museu do Ceará conta a história do estado através de um acervo de 13 mil peças divididas em 3 coleções (Mobiliário, Arqueologia/Antropologia e Paleontologia); ilustrando diversos aspectos culturais indígenas, do cangaço e do período de escravidão.
Museu da arte contemporânea do ceará
O Museu de Arte Contemporânea do Ceará recebe obras de grandes artistas locais, nacionais e internacionais. O MAC conta com trezes salas climatizadas e equipadas com câmeras de segurança. Todos as salas são equipadas com termostato para controle de temperatura e umidade relativa do ar. Tudo dentro dos padrões internacionais exigidos pela nova museologia. O sistema de iluminação – projetado pelo designer Peter Gasper, foi elaborado com equipamentos e padrões técnicos atualizados segundo normas luminotécnicas. Algumas exposições do MAC também podem ser visualizadas na parte de fora do museu, como viabiliza o projeto Painel Giratório, que convida artistas para delinear peças na rampa giratória do Centro Dragão do Mar.
MIS-Museu da Imagem e do Som do ceará
O Museu da Imagem e do Som do Ceará foi inaugurado em 1980 e instalado no subsolo do prédio da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel. O MIS foi reestruturado no dia 7 de agosto de 1996 em sua atual sede, situada na avenida Barão de Studart, 410. Neste processo, teve seu acervo ampliado ao receber equipamentos e documentos do Centro de Referência Cultural (CERES), além de uma coleção de filmes da TV Educativa. A casa que hoje abriga MIS foi projetada pelo arquiteto José Barros Maia (Mainha) para ser residência do Senador Fausto Augusto Borges Cabral, sendo inaugurada em novembro de 1951. Desapropriada pelo Governo Estadual, foi feita sede do Museu Antropológico do Ceará, que ali funcionou até 1990. Além da arquitetura sóbria e harmoniosa, com jardins e flores, a casa conta com a proteção de dois leões de porcelana vindos da cidade do Porto (Portugal).
GASTRONOMIA
O culinária alagoana é uma mistura de tradições dos índios, dos portugueses(colonizadores) e dos africanos que chegaram ao Brasil como escravos. Os índios, deixaram a tradição da tapioca (massa da farinha da mandioca).
A cidade tem sabores do Nordeste e os frutos do mar são pratos variados. O sururu (molusco de água doce) é um dos pratos típicos, e suas opções de preparo vão desde a mais tradicional batizada de sururu de capote, que é o molusco preparado e servido na casca com pirão- até em receitas francesas ou simplesmente caldinho de sururu.Museu da Imagem e do Som do Ceará foi inaugurado em 1980 e Sobre a gastronomia local, podemos citar várias comidas típicas do Ceará: Peixada, caranguejo, tradicional baião de dois, carneiro cozido, a carne de sol, a panelada, rabada entre outros. O talento de nossos humoristas, revelados nacionalmente, também movimenta a cidade quase todos os dias da semana.
artesanato
A Central de Artesanato do Ceará é um mercado de Fortaleza que comercializa o artesanato produzido no Ceará. Surgiu em 1979 pelas mãos de Luiza Távora, então primeira-dama do estado, como ação governamental para fomentar, desenvolver e organizar o artesanato cearense.